No dia 19 de dezembro de 2024, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) lançou o guia orientativo sobre a atuação do encarregado pelo tratamento de dados pessoais (DPO). O documento complementa a Resolução CD/ANPD nº 18, de 16 de julho de 2024, detalhando as diretrizes para a atuação do DPO. O objetivo principal é facilitar a interpretação da norma e apoiar a execução adequada das atividades do encarregado, essencial para a governança em privacidade e proteção de dados nas organizações.

O guia aprofunda o entendimento sobre aspectos envolvendo as responsabilidades do DPO, boas práticas para agentes de tratamento e exemplos práticos de atuação. Destacam-se orientações e recomendações da ANPD sobre nomeação do DPO, incluindo a indicação simultânea de um substituto, e prevenção de conflitos de interesse, com a sugestão da criação de unidades organizacionais independentes para essa função. A exigência de domínio da língua portuguesa para a comunicação eficaz com a ANPD e os titulares também é recomendada, particularmente no caso de profissionais estrangeiros. Além das orientações gerais, o guia apresenta modelos de ato formal para a designação do encarregado, facilitando a implementação pelas organizações.

Recomendamos que todos os clientes avaliem e revisem as nomeações, atribuições e práticas de governança relacionadas à atuação dos seus Encarregados de Proteção de Dados (DPO), considerando as novas orientações do guia publicado pela ANPD.

Confira a íntegra do guia orientativo.

Se necessário, clique aqui e entre em contato com nossos sócios para obter assessoria em relação as novas orientações da ANPD ou para a contratação dos serviços de DPO as a Service prestados pelo Campos Thomaz Advogados.

Para se inscrever em nossa newsletter, clique aqui.

*

compartilhe

LinkedInFacebookTwitterWhatsApp

newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e receba em primeira mão todos os nossos informativos

    Ao informar meus dados, concordo com a Política de Privacidade.